Sites oferecem Carteira Nacional de Habilitação falsificada em Santa Catarina por valores entre R$ 1.990 e R$ 2.500, prometendo entrega em até cinco dias, sem aulas ou exames. Em anúncios, vendedores garantem que o documento seria registrado no sistema do Detran e com validade de 10 anos, solicitando apenas foto, assinatura, identidade e comprovante de residência. As informações são da Nd+.
Foto: Internet/ND+
O Detran-SC alerta que o procedimento é crime e pode render até seis anos de prisão, multa e apreensão do veículo. O processo legal inclui exames médicos e psicológicos, curso teórico, aulas práticas e provas aplicadas por centros credenciados. A Polícia Civil afirma não haver investigações abertas sobre o comércio ilegal.
Paralelamente, o governo federal avalia retirar a obrigatoriedade de autoescola para obtenção da CNH, mantendo os exames teórico e prático. A proposta, que pode reduzir o custo em mais de 80%, está pronta para análise do presidente Lula e pode ser implementada por ato administrativo.