Lula durante evento Foto: Ricardo Stuckert / PR
Nesta terça-feira (5), Lula (PT) disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não quer conversar sobre as tarifas. Ele deu declarações durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável.
O petista afirmou que ligará para o presidente americano e fará um convite para que participe da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30, em Belém (PA).
– Eu não vou ligar para o Trump porque ele não quer falar. Mas pode ficar certa, Marina [Silva, ministra do Meio Ambiente], eu vou ligar para o Trump para convidá-lo para vir para a COP porque eu quero saber o que ele pensa da questão climática. Vou ter a gentileza de ligar. Vou ligar para ele, para o Xi Jinping, para o primeiro-ministro [Narendra] Modi. Só não vou ligar para o [Vladimir] Putin, porque ele não está podendo viajar – falou Lula.
No mesmo discurso desta terça, ele repetiu críticas às tarifas de 50% do governo norte-americano sobre produtos brasileiros. Segundo o petista, houve motivação eleitoral. As informações são do Poder360.
– O presidente norte-americano não tinha o direito de anunciar as taxações como ele anunciou para o Brasil. Poderia ter pegado o telefone, ligado para mim, ligar para o [Geraldo] Alckmin, para qualquer um. Estaríamos ávidos em conversar. E, depois, o pretexto da carta e da taxação não é nem político, é eleitoral – disse Lula.
Texto: Pleno.News