Na manhã desta sexta-feira, o Posto de Saúde do bairro Areias, em Tijucas, registrou uma grande fila de pacientes tentando agendar exames, situação que vinha se arrastando desde o dia 30 de junho. Moradores reclamaram das dificuldades para conseguir os agendamentos, mesmo após consultas realizadas há mais de um mês.
Foto: Internauta Topelegance
Ao contrário do que foi divulgado inicialmente, a superlotação não foi causada por erro dos funcionários do posto. Segundo a secretária de Saúde de Tijucas, Margareth Cadore, a situação ocorreu porque as cotas para agendamento de exames acabavam rapidamente, e só eram liberadas novamente no primeiro dia de cada mês. Para organizar o atendimento, os profissionais passaram a orientar os pacientes a retornarem nesse dia para tentar marcar seus exames.
Para corrigir o problema, a Secretaria de Saúde ampliou as cotas de exames, evitando que elas se esgotem rapidamente. "Assim, as vagas não acabarão tão cedo e vamos monitorar a situação para aumentar ainda mais, se necessário", afirmou Margareth Cadore.
Todas as medidas estão sendo implementadas para evitar que a superlotação volte a acontecer na UBS do Areias, garantindo um atendimento mais eficiente e organizado para os pacientes da região.
Os pacientes que não conseguiram agendar exames nesta sexta-feira foram orientados a retornar nos próximos dias para serem atendidos.