notícia

Resistência de moradores dificulta combate à dengue

Equipes epidemiológicas intensificam vistorias e pedem que população permita o acesso às residências

Por Daianny Camargo
31/07/2025 14:20:04

As equipes de combate à dengue em Itapema estão ampliando as ações de vistoria e tratamento em diversos bairros e alertam: permitir a entrada dos agentes nas residências é fundamental para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A resistência de alguns moradores tem dificultado o trabalho e comprometido a eliminação de focos do inseto.

 


Foto: Reprodução/Arquivo

 

Na semana 29, foram realizados 51 bloqueios de transmissão em locais com casos confirmados e uma aplicação de UBV (Ultra Baixo Volume), que é a aplicação de inseticida nas áreas com registros positivos. Também foram instaladas 99 armadilhas e monitorados 76 pontos estratégicos, além de 1.240 imóveis vistoriados, dos quais 1.050 apresentavam focos que foram eliminados. As equipes ainda atenderam 21 denúncias, realizaram 35 visitas em obras e enviaram 17 amostras para análise em laboratório.

Atualmente, os bairros Tabuleiro e Meia Praia concentram o maior número de casos de dengue no município. Até o fim de agosto, a Vigilância Epidemiológica prevê vistoriar 240 quarteirões no bairro Morretes, intensificando as ações para eliminar o mosquito transmissor.

“Cada vez que uma casa não é vistoriada, aumenta o risco de novos focos do mosquito. Os agentes estão devidamente identificados com camisetas e coletes, por isso pedimos que a população abra as portas. Esse cuidado protege não só a família, mas toda a comunidade”, reforça a diretora de Vigilância Epidemiológica, Bruna Bressanini.

Além de receber os agentes, a população pode denunciar locais com acúmulo de água parada pelo telefone (47) 3267-1552 e agendar vistorias pelo número (47) 3267-1520.

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados