Na tarde desta segunda-feira (29), a Cabo Assunção, da 2ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, protagonizou um ato de coragem e prontidão que salvou a vida de um recém-nascido em Porto União.
Foto: PMSC
Mesmo estando de folga, a policial atendeu a uma ligação desesperada de uma amiga, que pedia ajuda ao ver um bebê de apenas 10 dias engasgado. Sem perder tempo, a Cabo Assunção começou a orientar, por telefone, os procedimentos da manobra de Heimlich adaptada para bebês. Com calma e precisão, ela repassou cada passo até que, poucos segundos depois, ouviu o choro da criança — sinal de que o bebê havia desengasgado.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e conduziu o recém-nascido ao hospital para avaliação médica. Após atendimento, o bebê recebeu alta, sem complicações.
Dias depois, a Cabo Assunção fez uma visita especial à família da criança. O reencontro foi marcado por emoção e gratidão, destacando a importância da ação rápida e eficiente da policial, que fez toda a diferença naquele momento crítico.