Na noite desta segunda-feira (28), moradores e pescadores do Farol de Santa Marta, em Laguna (SC), começaram a sentir os impactos do avanço do mar na Praia do Cardoso, especialmente na região conhecida como Canto dos Pescadores. A situação tende a se agravar durante a madrugada, com a previsão de maré ainda mais alta pressionada pela atuação de um ciclone sobre o litoral.
Foto: GMF
Os efeitos da maré alta não se limitam a Laguna. Em Florianópolis, nesta terça-feira (29), vídeos gravados por volta das 7h da manhã mostram alagamentos causados pela força do mar em pontos como o Rio Tavares, a SC-401 (no Norte da Ilha) e a Avenida da Saudade. A maré elevada também preocupa moradores e motoristas que enfrentam dificuldades em vias já parcialmente tomadas pela água.
A Defesa Civil de Santa Catarina mantém estado de alerta em todo o litoral e orienta que a população evite áreas de risco, especialmente durante os horários de pico da maré. A recomendação é redobrar a atenção em regiões costeiras e acionar os serviços de emergência em caso de necessidade.
Emergência: 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros)