A primeira edição da Feira de Produtos Locais do Flores de Sal movimentou a Central de Vendas do bairro-cidade, em Tijucas (SC), no último sábado (12), com grande adesão da comunidade e de turistas. Realizado das 8h às 14h, o evento, gratuito, teve como objetivo fortalecer os vínculos entre os futuros moradores e a cidade, além de valorizar a cultura local e promover o bem-estar. Mais de 20 expositores participaram da iniciativa ao oferecer produtos artesanais e alimentos produzidos na região.
Foto: Assessoria
“A feira foi uma demonstração de tudo o que estamos construindo aqui, como pertencimento, cooperação e qualidade de vida. Ver as pessoas interagindo, comprando, trocando experiências e descobrindo talentos locais só reforça que o Flores de Sal já é uma comunidade, mesmo antes da entrega dos lotes”, afirma Luciana Pereira, diretora da Urbani Cidades, urbanizadora responsável pelo empreendimento. “Essa é a prova concreta da ‘Economia do Localismo’, um movimento que ganha força globalmente. A valorização do que é local, do pequeno produtor ao artesão, fortalece a identidade cultural, reduz a pegada de carbono e redistribui a riqueza de forma mais equitativa”, complementa.
Entre os itens comercializados, os visitantes encontraram bolachas decoradas, biscoitos artesanais, pães, queijos, salames, pastel frito na hora, café, bolos caseiros, donuts, churros, mel, flores ornamentais, suculentas, aromatizadores, maracujá in natura e em polpa, enxovais de bebê feitos à mão, tábuas de madeira e artigos místicos.
A ação integra as primeiras atividades da Associação de Moradores do Flores de Sal, constituída antes mesmo da entrega da primeira fase do bairro. “Este nível de organização e engajamento comunitário antecipado é um diferencial estratégico. Ele cria uma base sólida para a gestão colaborativa do espaço, a promoção de novas iniciativas econômicas e culturais e a construção de um senso de pertencimento que vai além da posse do lote”, explica a diretora da Urbani Cidades.
O Flores de Sal, maior bairro-cidade do Sul do Brasil, está sendo construído em Tijucas, com 4,6 milhões de m² de urbanização planejada. Apenas na fase inicial, serão 500 mil m², com 623 lotes e mais de 100 mil m² de áreas de lazer, incluindo um parque com 70 mil m² e um lago de 25 mil m².
Sobre a Urbani Cidades
Urbani Cidades é uma empresa do Grupo Petrasalis, que também inclui a Petrasalis Empreendimentos, construtora de Itajaí/SC, com obras na Praia Brava e região, e a Morton Capital, esta que atua no setor de condomínios de armazéns logísticos no litoral catarinense. O Grupo detém fábricas em outros setores como a Incotex, líder na produção de malhas em rolo e tinturaria do país, e a Refisa, uma das maiores refinadoras de sal do Brasil. Aliás, a história das empresas com gestão e fortes valores familiares teve início com o negócio de representação e fabricação de sal há mais de 35 anos, idealizado pelo casal Luiz e Rose Pereira que, na época, começaram a empreender em Itajaí. Com a posterior estruturação da fábrica de sal na cidade de Imbituba (por conta do porto) e do crescimento do negócio, a família começou a investir em terras, incluindo a Fazenda Santa Helena em Tijucas, onde está sendo construído o Flores de Sal. Ao longo do processo, membros da família se especializaram em negócios voltados à construção, condomínios logísticos e urbanização.
https://www.floresdesal.com.br/