AO VIVO

Política

Manifestação envolvendo suposto caso de estupro gera tumulto em Câmara

Cartazes continham frases como 'Lugar de estuprador é na cadeia' e 'Estupro é Crime'

Por Daianny Camargo
02/07/2025 14:23:04

Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Itapema, realizada na noite desta terça-feira (2 de julho), os manifestantes compareceram ao plenário em um protesto com faixas e cartazes que continham frases combatendo o crime de estupro.

 

 

O grupo expressou repúdio a um suposto caso de estupro denunciado em 2021 no município, chegando até mesmo a mencionar nos cartazes o nome da suposta vítima. O caso na época foi investigado pela delegada Grace Mary de Almeida Clos e acabou não gerando o indiciamento do suspeito, mas voltou a ganhar repercussão após uma denúncia encaminhada recentemente à Procuradoria da Mulher da Câmara contra o vereador Saulo Salustiano Ramos Neto (PP). 

 


Foto: Youtube Câmara de Vereadores de Itapema

 

A Procuradora da Mulher, vereadora Raquel da Saúde (União Brasil), já afirmou em uma entrevista que será exibida, em tempo oportuno, pelo Jornal TopNews do Portal TopElegance, que as denúncias feitas pela ONG Olho Vivo (Organização do Voluntariado para o Combate à Corrupção e Defesa dos Direitos Humanos e Ambientais) referentes ao caso já foram protocoladas tanto na delegacia da cidade quanto no Ministério Público com dados do dia 06/11/2025.   

As faixas exibidas pelos manifestantes continham frases como “Lugar de estuprador é na cadeia”, “Estupro é crime” etc. Em resposta à presença dos manifestantes, o vereador Saulo Salustiano exibiu no painel eletrônico da câmara uma imagem de qual ele afirma ser o arquivamento do caso em 2020. Ele também fez questão de afirmar que foi inocentado pela polícia civil, promotoria e judiciário de acusação de estupro. Neto ainda atuou na presidência da casa com a finalidade de usar a força policial para dar voz de prisão em flagrante pelos crimes de calúnia, difamação e perturbação da ordem pública às pessoas que se manifestaram.

Durante a sessão, o parlamentar também mostrou o painel de imagens de um dos manifestantes, em graças diferentes; A primeira registrada no momento da manifestação na Câmara e a outra envolveu a mesma pessoa ao lado do prefeito Alexandre Xepa (PL). Nas imagens dos cartazes transmitidos pelo YouTube Oficial da Câmara de Vereadores, os manifestantes não mencionam o nome do vereador, mas mesmo assim, Ramos resolveu responder à manifestação.  

Diante do tumulto, a presidente da Câmara, a vereadora Zulma Souza (PP), do mesmo partido do vereador, interrompeu a sessão e, após se reunir em particular com os vereadores da casa, retornou à bancada e pediu que os cartazes fossem apresentados à frente do plenário, e afirmou ainda que não queria nenhum tipo de manifestação a partir daquele momento.
“Eu não quero nenhuma manifestação para nenhum vereador, seja qual for o lado, mas não quero nenhuma manifestação”, declarou. 

Mais Política

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados