Política

Governo Trump chegará ao Brasil para tratar de sanções a Moraes

David Gamble desembarca em Brasília na segunda-feira

Por Daianny Camargo
03/05/2025 11:35:59

O norte-americano David Gamble, responsável pela área de sanções internacionais do governo de Donald Trump, chega ao Brasil na próxima segunda-feira, 5, para tratar de punições ao ministro Alexandre de Moraes. A informação foi confirmada por Oeste.

Advogado diz que Moraes não usou meio legal para ordem judicialO ministro Alexandre de Moraes gerou uma crise diplomática ao suspender contas de integrantes da oposição e de críticos do Supremo Tribunal Federal (STF) em plataformas digitais norte-americanas, como o X e o Rumble. Para o governo de Donald Trump, essa atitude reforçou a imagem de Moraes como um líder disposto a impor sua própria agenda, sem considerar as implicações para a democracia e a liberdade.

A visita de Gamble resulta da articulação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que se licenciou de suas funções na Câmara para permanecer nos EUA, enquanto se defende de perseguições do Judiciário.

David Gamble se reunirá em Brasília com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e também deve se reunir com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O governo Trump estuda punir não apenas Moraes, mas também outras autoridades brasileiras, como juízes auxiliares do ministro e o procurador-geral da República, Paulo Gonet. Além das punições, também estarão na pauta questões voltadas à segurança pública.

Entre as principais motivações para a visita está o bloqueio da rede social X. Trump considera que Moraes promove censura ao ordenar o bloqueio de perfis de redes sociais e persegue opositores políticos do campo conservador.

Por enquanto, não serão discutidas sanções ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: Revista Oeste

Mais Política

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados