Esporte

Atleta do programa Palhoça Esportiva é bronze nos Jogos da Juventude

Resultado de Pedro Zluhan Steinmetz ajudou a equipe de SC a conquistar o quarto lugar

Por Daianny Camargo
19/11/2024 19:18:49

Atleta do programa Palhoça Esportiva, o jovem Pedro Zluhan Steinmetz conquistou a medalha de bronze na modalidade masculino individual no tiro com arco durante os Jogos da Juventude 2024, que iniciaram no dia 13, em João Pessoa (PB).

O resultado também ajudou a equipe de Santa Catarina a conquistar o quarto lugar por equipes nos Jogos da Juventude, que é organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e é considerado o principal evento multiesportivo do Brasil para jovens de até 17 anos.

Aos 15 anos, Pedro é um dos 20 alunos do instrutor Fernando Wolff Swatowiski, que comanda a modalidade no programa Palhoça Esportiva e também liderou a equipe catarinense de tiro com arco nos Jogos da Juventude.

O tiro com arco conta com dois núcleos dentro do programa Palhoça Esportiva: um no Sesc Jardim Eldorado e outro na Associação Esportiva Recreativa Ponte do Imaruim (Aerpi). Quatro dos 20 alunos já estão competindo a nível estadual e nacional, e Pedro já participou também de competições internacionais, como a Gymnasiade, competição escolar recentemente encerrada no Bahrein, onde foi um dos integrantes da Seleção Brasileira.

Na Aerpi, o treino acontece todos os dias; no Sesc, os treinos acontecem nas segundas e quartas-feiras, das 9h30 às 10h30, e nas terças e quintas-feiras, das 17h às 18h.

“Para a fundação, é um privilégio ter um atleta do gabarito do Pedro participando do nosso projeto, um atleta de Seleção Brasileira, que já recebe bolsa atleta estadual e nacional, e é um modelo extremamente positivo para outros garotos do nosso projeto, que podem se espelhar na história dele e conquistar seu espaço no universo do esporte de alto rendimento”, avalia o presidente da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC), Jeferson Ramos Batista.


Tiro com arco nos Jogos da Juventude

Foi a segunda participação do tiro com arco nos Jogos da Juventude – e pela primeira vez, de forma indoor. Neste formato, a distância é de 18 metros até o alvo, assim como ocorre nos Jogos Escolares estaduais, o que torna a disputa nacional mais acessível aos competidores, comparando aos 60 metros de distância adotados em 2023, ano de estreia da modalidade na competição.

Em 2023, 13 estados foram representados na primeira participação do tiro com arco nos Jogos da Juventude. Neste ano, já foram 22 estados participantes.

Mais Esportes

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados