Nesta quinta-feira, 31/10, o CRM-SC identificou um falso médico. O homem, de 47 anos, tentou obter, com um falso diploma de conclusão de curso, registro profissional de médico, junto à autarquia federal.
Foto: CRM-SC
De acordo com o CRM-SC, o setor responsável pela inscrição de médicos identificou incongruência no documento apresentado durante o pedido de inscrição, contatando de imediato a respectiva universidade situada neste Estado. Diante do não reconhecimento do diploma pela instituição de ensino, o CRM-SC acionou a Polícia Federal e a Polícia Civil, registrando a ocorrência.
O homem que é enfermeiro concursado pela Prefeitura de Tijucas, prestou concurso no primeiro semestre deste ano para a vaga de médico, no mesmo município. Ao ser aprovado, estava buscando o registro de médico para conseguir assumir o cargo público. Segundo informações, existem outros inquéritos contra o referido cidadão, sendo um deles pelo exercício ilegal da medicina, em Tijucas.
O CRM-SC reafirma o compromisso no combate ao exercício ilegal da Medicina, bem como pela boa prática médica. “A autarquia tem intensificado suas medidas de fiscalização e verificação de documentos, visando coibir práticas fraudulentas, afim de garantir que somente profissionais devidamente habilitados exerçam a profissão médica neste Estado”, afirma o presidente do CRM-SC, Marcelo Lemos dos Reis.
Esse incidente ressalta a importância de uma checagem rigorosa e constante das credenciais dos profissionais de saúde, além de um alerta à sociedade sobre a necessidade de verificar se tal profissional de fato é habilitado pelo órgão de classe. “A luta contra fraudes desta natureza é fundamental, visando proteger toda a população”, reforça o presidente.
Texto: CRMSC