O governador Jorginho Mello deu início nesta quinta-feira, 31, ao alinhamento com diretores do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD/ Banco Mundial) para o apoio a consórcios intermunicipais que irão compor o Programa Inova Região, a ser lançado nas próximas semanas em Santa Catarina.
Jorginho Mello recebeu, na Casa d’Agronômica, a diretora de Infraestrutura para América Latina do BIRD, Maria Marcela Silva, o líder de Infraestrutura no Brasil do BIRD, Luís Alberto Andrés, e o especialista sênior de Transportes do BIRD, Carlos Bellas. A reunião pautou diversas frentes do desenvolvimento, como infraestrutura, mobilidade, urbanização e energias renováveis para discutir futuros investimentos estratégicos.
Com a entrada do Governo do Estado no Projeto InovAMFRI/Promobis, no início desta semana, apoiando o primeiro consórcio intermunicipal multifinalitário com projetos desenvolvidos junto ao Banco Mundial, o governador buscou a parceria da instituição para replicar o modelo nas demais regiões catarinenses. O Promobis prevê entre os US$ 342 milhões de investimento em mobilidade para 11 municípios, a construção do túnel submerso entre Itajaí e Navegantes.
A partir deste exemplo, o governador fez o pré-anúncio do programa Inova Região, para também com o apoio do Banco Mundial, levar a todas as mesorregiões de Santa Catarina grandes projetos em parceria com a instituição, por intermédio da Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos.
Na reunião desta quinta, os representantes do Banco Mundial anteciparam ao governador Jorginho Mello que o apoio pode começar pela região do Vale Europeu, com projeto para mobilidade já iniciado, assim como na região da Grande Florianópolis, que possui um planejamento dentro da mesma temática. As duas regiões poderão apresentar seus projetos e, com o apoio do Inova Região, ganhar celeridade para as futuras tratativas de contratação.
“Estamos prontos para ativar a parceria com os próximos consórcios. Este modelo inaugura um novo entendimento, de juntar forças, capital externo, dos municípios e do Governo do Estado para realizar grandes obras, em que os municípios vão fazer parte, elencar e gerenciar com o Governo do Estado. O consórcio tem maior representatividade, com visibilidade para os bancos internacionais, e a entrada do governo traz mais credibilidade. Estou pensando em Santa Catarina para os próximos 20 anos, por isso, decididamente, vamos participar e fomentar outros projetos com este mesmo estilo”, afirmou o governador.
De acordo com o secretário Executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos (SAI), Paulo Bornhausen, a partir do primeiro trimestre de 2025 as demais regiões do estado receberão a visita do governador Jorginho Mello e da equipe SAI para a organização local e possibilitar grandes projetos para o Estado.
“A iniciativa do governador Jorginho Mello prevê que possamos, junto com as lideranças políticas regionais, associações de prefeitos e as comunidades, apresentar projetos estruturantes para os próximos 20 anos. A divisão econômica existente hoje é a razão do nosso sucesso, que garante ao estado ser o melhor do Brasil economicamente e socialmente. A partir do Inova Região, o Governo estende a mão às regiões para que esta condição seja perpetuada, em um modelo que gere capacidade de planejamento e execução. O que o governador Jorginho Mello busca é gerar mais competitividade e qualidade de vida para quem está em cada região de Santa Catarina”, declarou Bornhausen.
Também participaram do encontro o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, e o secretário adjunto de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando.