Cinco binômios do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) estão participando da Competição Sul-Americana de Cães de Trabalho em Florianópolis. Este evento, que ocorre pela sétima vez, foca principalmente em cães de polícia, mas inclui o CBMSC nesta edição. As competições abrangem dez provas, incluindo busca de pessoas e busca de tecidos humanos, esta última sendo uma nova modalidade experimental.
Foto: CBM
O bombeiro Genivan Küll, tutor do cão Nick, destacou a importância da competição para aprimorar os treinamentos, enquanto o coronel Walter Parizotto enfatizou que a experiência em situações de alta adrenalina ajuda os cães a se prepararem para missões reais.
O CBMSC é representado pelos binômios cabo Thiago e Moana, cabo Jean e Ilha, sargento Genivan e Nick, e sargento Marcos e Luna. Ao todo, 57 competidores de várias forças de segurança estão participando do evento, que acontece na Academia da Polícia Civil de Santa Catarina e no Sapiens Park.
A cinotecnia do CBMSC começou em 2003 e, após um desastre climático em 2008, foi aprimorada. Atualmente, o modelo de treinamento adotado é referência nacional, com os cães integrados à vida dos bombeiros.