Uma figura enigmática surgiu em uma plantação de trigo em Ipuaçu, Santa Catarina, nesta sexta-feira (22). O município se autodenomina a "capital nacional dos agroglifos". O ufólogo Luiz Prestes afirmou que o desenho é um agroglifo falso, evidenciando sinais de intervenção humana, uma vez que as plantas estão quebradas e desalinhadas, e há marcas de pegadas. Com informações, G1.
Foto: Leonardo De Marco/ Arquivo pessoal
O proprietário da lavoura, Orvaldo De Marco, disse que não tem ideia de como as formas geométricas apareceram. De acordo com Prestes, agroglifos autênticos possuem formas geométricas perfeitas, criadas por meio do achatamento uniforme das plantas.
O professor Adolfo Stotz Neto, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), comentou que tais marcas podem ser feitas de maneira bastante simples. Ele destacou que um método comum envolve o uso de uma corda e uma tábua, com duas pessoas criando os desenhos. Essa prática se popularizou na Escócia na década de 1980, onde moradores faziam figuras na vegetação como forma de brincadeira, sendo consideradas hoje expressões artísticas.
Sydney Kavalco, da Epagri/Ciram, também observou que objetos simples podem facilmente amassar as plantas, deixando rastros que formam esses desenhos misteriosos.