A produção industrial de Santa Catarina aumentou 3,3% em agosto em comparação ao mesmo mês do ano passado, superando a média nacional de 2,2%, conforme divulgado pelo IBGE. O crescimento foi impulsionado por setores como confecção de vestuário (+14,9%), produtos de madeira (+11,3%) e máquinas e equipamentos (+7,2%). No entanto, houve quedas na fabricação de produtos alimentícios (-0,6%) e móveis (-1,7%).
Foto: Eduardo Valente/Secom
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, destacou a perspectiva positiva da indústria, com maior volume de produção e aumento de contratações, impulsionados por um mercado de trabalho aquecido e investimentos.
Em 2024, a produção industrial catarinense acumula alta de 6,4%, superando a média nacional de 3% e ficando atrás apenas do Ceará, que cresceu 8,9%. A confiança dos empresários também aumentou, com o índice subindo de 49,6 pontos em agosto para 52,7 pontos em setembro, o maior patamar de 2024. A intenção de investimento na indústria também cresceu, atingindo 62,1 pontos, acima da média nacional de 57,8 pontos.