Na madrugada desta terça-feira, 1º de outubro, os bombeiros foram acionados para atender a um incêndio estrutural na Avenida Rodesindo Pavan, nº 2030, na Praia de Laranjeiras, em Balneário Camboriú (SC). O alerta foi recebido pela Central de Operações (COBOM) às 01h27.
Ao chegarem ao local, as equipes constataram que as chamas consumiam uma residência de dois andares, com aproximadamente 150 m², e de difícil acesso para veículos de grande porte. O fogo já havia se alastrado para uma área de vegetação próxima, composta por bambuzais, colocando em risco outras propriedades da região.
Fotos: CBM
Imediatamente, a energia elétrica foi desligada para garantir a segurança dos bombeiros, que estabeleceram uma estratégia de combate. Foram montadas três linhas adutoras com divisor e quatro linhas de ataque, sendo duas em modo defensivo para evitar a propagação do fogo para as propriedades vizinhas, e duas em modo ofensivo para conter o avanço das chamas.
Após intensas operações, que envolveram o uso de cerca de 23.000 litros de água, o incêndio foi totalmente extinto e o rescaldo realizado. Felizmente, não houve vítimas.
Os bombeiros ressaltam a importância da prevenção e da rápida resposta em situações de incêndio, especialmente em áreas de vegetação que podem amplificar a gravidade das chamas.