Política

Jurídico de Maickon Sgrott pede cassação do candidato Zezinho e juíza defere

Ele foi o sétimo candidato mais votado nas eleições de 2020

Por Daianny Camargo
27/09/2024 13:43:16

Depois de uma entrevista realizada no Jornal TopNews dentro do quadro Bastidores da Política, no dia 19 de agosto de 2024, onde o candidato Zezinho da Associação do PL de Tijucas anunciou o lançamento da sua campanha com um churrasco de um boi, o jurídico da equipe de campanha do candidato a prefeito por Tijucas Maickon Sgrott (PP) entrou na justiça eleitoral com pedido de cassação da candidatura do candidato a vereador. 


Foto: Arquivo Pessoal

O evento ocorreu no dia 25 de agosto no sítio do Dinho, irmão do candidato a vereador, localizado no bairro Nova Descoberta. O encontro contou com a presença de várias lideranças do PL e segundo a apuração da justiça, somaram mais de 300 pessoas. 

No processo consta ainda que o candidato Zezinho da Associação foi alertado pelos advogados da campanha logo após a entrevista, que tal evento, não poderia ocorrer pois infligiam as regras da justiça eleitoral. 

Segundo o candidato, o evento foi realizado com a proposta de comemorar o aniversário de um adolescente de 16 anos que mora no sítio do seu irmão Dinho, uma defesa em que a juíza eleitoral Carolina Cantarutti Denardin descaracteriza em sua sentença apontando que não foi apresentado no processo por nenhuma das partes imagens de decoração, bolo e os parabéns.

A assessoria do candidato alega que os vídeos com a presença do aniversariante, o bolo e os parabéns existem e serão apresentados no recurso da sentença que cassou a candidatura do vereador em primeira instância.

Na sentença, observa-se ainda um relato da juíza mencionando uma descrição do Ministério Público referente a eleição de 2020 com o último candidato eleito vereador com 421 votos demonstrando uma gravidade com a presença de mais de 300 pessoas no evento mencionado, como uma das justificativas para a sentença. 

O candidato a vereador Zezinho da Associação obteve na eleição de 2020 o total de 643 votos, ele é cotado para ser um dos mais votados nas eleições municipais de 2024. Tendo em vista que apesar de ser o sétimo candidato mais votado na eleição passada e não assumir uma vaga, pelas somas dos votos do seu partido, é fato que ele trabalhou os quatro anos como se fosse vereador, inclusive entregando emendas parlamentares de deputados estaduais e federais para o município de Tijucas. 

Diante do exposto, a juíza condenou o candidato por abuso de poder econômico com gastos em torno de R$ 12 mil não declarados como despesa de campanha, resultando em uma cassação de campanha e a perda dos direitos políticos por oito anos. Vale ressaltar que a decisão da juíza cabe recurso.

Na defesa que será apresentada por um advogado especialista a nível estadual, o candidato espera reverter a decisão da juíza apresentando vídeos do bolo e do parabéns ao aniversariante questionados pela juíza na sentença, que ela afirmou não existir.

Mais Política

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados