AO VIVO

notícia

Três são presos em Itapema por fraudes em máquinas de pelúcia

Integrantes foram presos em Itapema e Rio de Janeiro

Por Daianny Camargo
28/08/2024 13:48:13

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realiza, na manhã desta quarta-feira (28), uma operação contra fraudes em máquinas de pelúcia. Batizada de Mãos Leves 2, a operação tem o objetivo de cumprir 19 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos integrantes da quadrilha, sendo 16 em cidades do Rio e Baixada Fluminense e 3 na cidade de Itapema, em Santa Catarina.


Foto: JH

Os investigadores descobriram que existe uma quadrilha que frauda o sistema operacional das máquinas, impedindo que qualquer pessoa consiga pegar os brinquedos. Segundo os agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), os criminosos programam a máquina para o cliente só conseguir içar o brinquedo depois de determinadas tentativas. A fraude é possível graças a uma corrente elétrica que a máquina libera e que permite gerar potência suficiente para a garra pegar o brinquedo. Ou seja, antes da tentativa programada, a garra fica enfraquecida e não consegue içar a pelúcia.

Um dos alvos de busca e apreensão é um galpão da empresa Black Enterteinment, localizado na Zona Norte do Rio, onde a quadrilha manipulava as máquinas.

As investigações começaram em maio deste, após a operação Mãos Leves 1, que identificou que as empresas Black Enterteinment e London Adventure utilizavam bonecos de pelúcia falsificados de personagens de marcas registradas em máquinas localizadas em shoppings da região metropolitana do Rio. Na ocasião, várias máquinas e pelúcias falsificadas foram apreendidas, permitindo a segunda fase da operação, que agora identificou a manipulação das máquinas.

Segundo a polícia, a quadrilha cometeu crimes contra economia popular, contra o consumidor, contra a propriedade imaterial, além de associação criminosa e contravenção de jogo de azar.

Os policiais buscam apreender, além das máquinas e de pelúcias falsificadas, celulares, computadores, notebooks, tablets e documentos, que serão examinados. A intenção da PC é desvendar a estrutura do grupo criminoso, além de identificar a participação de outros integrantes e de organizações criminosas envolvidas. As investigações também prosseguirão para apurar eventual prática de lavagem de dinheiro e demais crimes financeiros que possam ter sido praticados.

 

Fonte: Itatiaia Brasil

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados