AO VIVO

Política

Justiça condena vereador a quase 100 anos de prisão por rachadinha

A sentença, publicada na última sexta-feira, refere-se a um esquema de rachadinha e desvio de dinhei

Por Daianny Camargo
20/08/2024 08:09:01

Nesta segunda-feira, 20 de agosto, o vereador Fábio Luiz Fernandes Castelo Guedes, conhecido como Fábio Negão (PL), foi afastado de suas funções na Câmara Municipal de Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, após a justiça condená-lo a 93 anos e seis meses de prisão. A decisão foi proferida pela juíza Alessandra Mayra da Silva De Oliveira, da 1ª Vara Criminal de Itajaí, que também determinou a perda do mandato do parlamentar.

A sentença, publicada na última sexta-feira, refere-se a um esquema de rachadinha e desvio de dinheiro público, envolvendo a apropriação indevida de salários de assessores e verbas destinadas a um projeto social no bairro Imaruí, financiado pela prefeitura. O esquema foi desvendado por uma investigação conduzida pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial em Combate às Organizações Criminosas) e pela 9ª Promotoria de Justiça de Itajaí.

A Câmara de Vereadores de Itajaí cumprirá a ordem judicial de imediato, afastando o vereador e notificando a suplente para a posse no cargo.

De acordo com uma nota divulgada pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), a prisão preventiva de Fábio Negão foi cumprida em junho, após buscas e apreensões realizadas em sua casa e gabinete. A investigação, que tramita sob sigilo, apura a suposta prática de peculato.

A defesa de Fábio Negão, em contato com o ND+ nesta segunda-feira, alegou que o processo está em fase de investigação e ainda não há uma condenação definitiva. A advogada Natália Paixão informou que a equipe está focada em garantir a liberdade do vereador e trabalhando com o partido para definir estratégias sobre o futuro político do parlamentar. Ela destacou que, neste momento, não há denúncias formais, apenas uma investigação em andamento.

Mais Política

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados