Nesta quarta-feira (14), o Gaeco deflagrou uma operação que cumpriu nove mandados de busca e apreensão em cinco municípios de Santa Catarina e um do Paraná. A investigação visa apurar possíveis fraudes em licitação no município de Concórdia.
O Procedimento Investigatório Criminal foi instaurado pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Concórdia a partir de uma denúncia feita pelo próprio município. A ação, nomeada “Operação PACTUM”, investiga um grupo de empresários suspeitos de fraudar um processo licitatório em Concórdia, prejudicando a competitividade do certame.
Além dos mandados de busca e apreensão, que foram executados em residências e empresas nas cidades de Camboriú, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Ascurra, Laurentino e Coronel Vivida (PR), uma pessoa foi presa em flagrante. Durante a investigação, foi encontrado que um dos investigados possuía duas armas de fogo sem registro, resultando em sua detenção.
A investigação tramita em sigilo, e novas informações serão divulgadas conforme a publicidade dos autos, conforme informou o Gaeco.
O Gaeco, grupo que realiza essa operação, é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como objetivo a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.