Na manhã desta sexta-feira, a BR-376, no quilômetro 672, no município de Guaratuba, foi o cenário de um grave acidente envolvendo cinco veículos. O engavetamento teve início com um caminhão Scania branco de 7 eixos carregado de carvão, seguido por uma carreta cegonha transportando três carros, uma carreta de 9 eixos carregada com celulose, uma carreta de 6 eixos carregada com barrilha e um veículo não identificado.
O acidente provocou um incêndio que rapidamente se alastrou devido à natureza inflamável das cargas. Até o momento, três vítimas fatais foram confirmadas e duas pessoas sofreram ferimentos leves.
De acordo com informações preliminares, o engavetamento ocorreu após uma pane no sistema de frenagem de um dos caminhões. A colisão subsequente gerou um incêndio de grandes proporções, exigindo uma resposta rápida e coordenada dos serviços de emergência.
O 1º Sgt Caio, do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), foi o responsável pelo comando da ocorrência e já estava no local quando a equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) chegou. Para auxiliar na operação, os Bombeiros Voluntários de Joinville enviaram uma Unidade de Combate a Incêndio, um caminhão tanque e uma unidade de Emergência Ambiental, sob o comando do Bombeiro Ribas. Eles contribuíram com 21 mil litros d'água, 100 litros de LGE e mobilizaram 8 combatentes.
A ABTR-183, que também esteve presente, utilizou 8 mil litros d'água e continua atuando no rescaldo e no desencarceramento das vítimas. O trabalho dos bombeiros no local só foi possível após a chegada do Instituto Médico Legal (IML), que autorizou o início das operações de resgate.