Fotos: Elson Lopes/TopElegance
A casa do empresário, sede da ACIT/CDL (Associação Comercial e Industrial) e (Câmara do Dirigentes Legistas) localizada na Rua Minervino Miguel Ferreira, na região central de Tijucas foi inaugurada na noite desta terça-feira (29). O evento teve início por volta das 20h com a participação de diversas autoridades e o empresariado da cidade.
O presidente da ACIT Dr. Rogério de Souza emocionado agradeceu a todos que participaram diretamente e indiretamente da construção. “Essa obra não custou dinheiro, ela custou amor”, resumiu.
O presidente da CDL Luciano Spengler falou da realização do sonho em ter uma sede própria e também agradeceu o empenho das pessoas envolvidas. Para finalizar citou Clarice Lispector “Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe”, uma referência ao trabalho em conjunto e objetivo alcançado.
O Prefeito da cidade Eloi Mariano Rocha parabenizou os presidentes das duas instituições pelo feito e comentou a importância da classe empresarial para o desenvolvimento do município. “Queremos parabenizar todos os empresários aqui presente e principalmente o Dr. Rogério e o Luciano pela coragem e por não terem medido esforços para a conclusão desse projeto” comentou.
Sérgio Cardoso “O Coisa Quirida” Diretor Administrativo e financeiro do Sebrae de Santa Catarina, aproveitou a oportunidade onde diversos desafios foram vencidos para encorajar as pessoas presentes a acreditar que o país que vive momentos difíceis na economia pode melhorar quando as pessoas se unem em um mesmo objetivo. “Isso que está acontecendo hoje aqui é uma demonstração de que precisamos acreditar nos nossos sonhos. Tudo isso teve início em uma garagem do Gil”, (Referindo ao Gilson De Oliveira atual presidente do Samae e um dos Ex-Diretores da ACIT presente no evento).
Outras autoridades como o secretário da SDR de Brusque Ewaldo Ristow Filho, o Diretor da ACIT Hélio Gama, também discursaram na tribuna. O evento contou ainda com a presença de dois deputados estaduais, Serafin Vezon do PSDB e Altair Silva do PP, o diretor distrital do 24º Distrito da FCDL de SC, Onildo Dalbosco Juniora, a maioria dos vereadores de Tijucas e do presidente da câmara, Elói Geraldo do PMDB. O major Jeferson Sebastião Vieira, Comandante da Polícia Militar do Vale do Rio Tijucas e o 1º Sargento Venzon, representando o comando do Corpo de Bombeiros de Tijucas também estiveram presente.
As arquitetas responsáveis pelo projeto, Tuani Giacomossi e Amábile Campos, da Art Arquitetura, também foram homenageadas pelo trabalho desenvolvido na nova sede. Além de proporcionarem estrutura adequada e moderna à Casa do Empresário, elas foram reconhecidas pela atuação voluntária em todo o processo, desde o planejamento até a execução e finalização da obra. "Vocês serão para sempre lembradas pela Acit e pela CDL", disseram os presidentes.
Ao final das homenagens, a casa foi abençoada em uma participação ecumênica realizada pelo Pr. Fabian Albuquerque Gomes da Igreja Batista Bethel e o Padre Elizandro Scarsi da igreja Católica. Após o corte da faixa e uma queima de fogos, o público presente conheceu a nova sede e foi servido um coquetel.
SOBRE A OBRA
A Casa do Empresário tem 462m² de área total construída em um terreno de 2.500m².
A estrutura conta com duas salas de treinamento com áreas de 62m² e 73m², além de banheiros com acessibilidade, copa que integra as salas de treinamento e a sala de reuniões, sala de reuniões para 12 pessoas, sala de reuniões para 6 pessoas, sala da JUCESC, sala de consultas CDL, sala do setor financeiro, almoxarifado/arquivo e ainda, setor administrativo com 6 estações de trabalho (recepcionista, 4 funcionárias - núcleo, secretaria executiva) e recepção.
Nos auditórios, além de espaço amplo e poltronas adequadas ao ambiente, também estão instalados modernos equipamentos de aúdio e vídeo, além de tela interativa que permite ao palestrante fazer anotações sobre as telas projetadas.
Os valores gastos com a obra serão divulgados nos próximos dias em uma prestação pública de contas da Acit e CDL.
Fotos: Olhovivocan/Divulgação