Às 9h desta terça-feira, 07, os primeiros binômios catarinenses - formados por bombeiros militares e cães de busca - serão deslocados para a região de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, em resposta à tragédia das enchentes. A concentração para a saída do comboio acontecerá no 5° Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Lages
Crédito: Ricardo Wolf / Secom.
Para complementar o trabalho dos 39 bombeiros militares já em ação no estado vizinho desde segunda-feira, 06, serão enviados 04 binômios adicionais, pertencentes aos batalhões de Xanxerê, Rio do Sul, Blumenau e Criciúma, todos certificados para atuar em áreas deslizadas.
Além dos binômios, outros recursos estão sendo enviados para o Rio Grande do Sul:
- 02 viaturas;
- 02 caminhões;
- 01 mini-escavadeira hidráulica;
- 01 quadriciclo;
- 04 bombeiros especializados para operar esses equipamentos.
"Essa equipe ficará no Rio Grande do Sul, inicialmente por uma semana, e será rendida por uma nova equipe de binômios", afirma o coronel Walter Parizotto, presidente da Coordenadoria de Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do CBMSC.
Santa Catarina é o primeiro estado a enviar efetivo para os atendimentos no RS e atualmente possui a maior equipe de bombeiros militares em atuação no estado gaúcho, entre os corpos de bombeiros de todo o país.
O CBMSC é reconhecido internacionalmente pelo serviço de busca com cães, utilizado para encontrar vítimas em casos de desastres naturais ou tecnológicos. Não há equipamento que substitua os cães em operações de busca e salvamento, pois um binômio é capaz de cobrir o mesmo território que uma equipe de 30 homens no mesmo período de tempo.
Entre as principais atuações recentes do CBMSC, destacam-se o auxílio em deslizamentos, enchentes, desmoronamentos e rompimentos de barragens em diversas regiões do Brasil, incluindo chuvas no Vale do Taquari (RS), deslizamentos em Rodeio (SC), entre outros.