AO VIVO

Política

Crise na maricultura; vereadora afirma que reponsabilidade é de gestão atual

Profissionais da área tiveram suas atividades suspensas por 6 meses

Por Elson Lopes
26/04/2024 12:27:54

Foto: Divulgação

Na reunião convocada pela Associação de Maricultores de Bombinhas (AMAB), foi discutida a crise enfrentada pelos maricultores de Canto Grande e Zimbros. A suspensão da produção de moluscos, mariscos e ostras por seis meses está impactando diretamente mais de 70 famílias, cujo sustento depende exclusivamente da maricultura.

“Essa situação alarmante evidencia a urgência do saneamento básico em Bombinhas, um tema que venho alertando na Câmara de Vereadores há anos. É inegável responsabilizar a Prefeitura Municipal de Bombinhas por não adotar as medidas necessárias para resolver esse problema, especialmente considerando que o prefeito e sua equipe prorrogaram os prazos para a construção do sistema de saneamento básico, ignorando os impactos negativos previstos que a falta de saneamento traria para nossa comunidade”, afirma a vereadora Isabela Camile (PL).

“Agradeço a participação do secretário de Pesca de Santa Catarina, Thiago Bolan Frigo, representantes do CIDASC, SENAR, EPAGRI, bem como do secretário de Pesca e Aquicultura Municipal, Alex Serpa. É importante ressaltar que apenas os vereadores Maurício e eu estivemos presentes, o que destaca a gravidade da situação”, A vereadora agradeceu a presença das autoridades estaduais e ressaltou ainda o apoio de apenas mais um parlamentar da cidade na causa.

A parlamentar que também é pré-candidata a prefeita pelo Partido Liberal alega ainda que é fundamental enfatizar a responsabilidade da empresa Águas de Bombinhas, que segunda ela, falha em cumprir suas obrigações no tratamento do esgoto sanitário, causando prejuízos enormes aos maricultores e levando famílias passar necessidades.

Na tentativa de antecipar os problemas que poderiam surgir no município relacionada a causa, a vereadora criou o anteprojeto do Fundo de Amparo ao Pescador (FAP) e encaminhou por requerimento ao prefeito municipal de Bombinhas, em dezembro de 2023, com a finalidade de buscar subsídios para pescadores e maricultores que agora enfrentam a crise. No entanto, Isabela afirma também que houve falta de sensibilidade e interesse do chefe do poder municipal em encaminhar o projeto para a Câmara demonstrando uma falta de responsabilidade com o setor tão importante.

Mais Política

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados