Na última quarta-feira (27), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal de São José, realizou uma operação que culminou na prisão de um grupo criminoso e na apreensão de mais de uma tonelada de maconha e haxixe. O laboratório para produção das substâncias, localizado no centro de São José, na Grande Florianópolis, foi desmantelado durante a ação policial.

Foto: PC
A operação, denominada “Heisenberg”, teve como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão em uma residência onde se investigava o tráfico de drogas. O nome da operação faz referência à série de TV “Breaking Bad”, famosa por retratar o tráfico e a fabricação de drogas.
Segundo informações da Polícia Civil, os criminosos montaram um laboratório sofisticado inspirado na série, onde foram encontrados quadros com fotos dos principais personagens. Nas paredes do local, havia fórmulas matemáticas e equações químicas utilizadas na produção das drogas, garantindo a suposta "pureza" do produto.
Durante a operação, foram apreendidas mais de uma tonelada de maconha e haxixe, além de equipamentos utilizados na fabricação das substâncias, como triturador forrageiro, máquina portátil de recuperação de refrigerantes, balanças de precisão e máscaras. Também foram encontrados diversos insumos relacionados à produção de entorpecentes.
Os suspeitos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e posse de equipamentos para fabricação de entorpecentes. As investigações continuam em andamento para identificar outros possíveis envolvidos no esquema criminoso.