O Dia da Mentira, também conhecido como 1º de abril, é celebrado em vários países ao redor do mundo, mas suas origens não são precisamente conhecidas. Existem várias teorias sobre como a data surgiu, mas nenhuma delas foi comprovada de forma definitiva.
Uma das teorias mais difundidas remonta ao século XVI, quando a França adotou o calendário gregoriano, que mudou o início do ano do dia 1º de abril para 1º de janeiro. Aqueles que resistiram à mudança e continuaram a celebrar o Ano Novo em 1º de abril foram ridicularizados e vítimas de brincadeiras e pegadinhas.
Outra teoria sugere que o Dia da Mentira está relacionado ao festival romano chamado "Hilaria", que ocorria no final de março e era dedicado ao deus da fertilidade, Cybele. Durante esse festival, as pessoas se vestiam com máscaras e pregavam peças umas nas outras.
Independentemente de suas origens precisas, o Dia da Mentira é tradicionalmente um dia dedicado a pregar peças e contar mentiras inofensivas, comummente conhecidas como "pegadinhas de 1º de abril".