Uma operação da Polícia Civil de Santa Catarina, conduzida pela Delegacia Especializada no Combate à Corrupção e Crimes contra o Patrimônio Público (DECOR/DEIC), realizou seis mandados de busca e apreensão em São José nesta terça-feira (26). As investigações visam apurar direcionamento e favorecimento na contratação da empresa responsável pelos pontos de ônibus na cidade, ocorridos em 2023, no âmbito da Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito de São José.
Foto: PC
A operação focou no pregão eletrônico para serviços de fabricação, instalação, manutenção e reforma de abrigos de passageiros de ônibus. Um engenheiro, servidor da prefeitura e responsável técnico da empresa vencedora, teria atuado como fiscal do contrato, levantando suspeitas de direcionamento e favorecimento.
Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de São José, e durante a operação, documentos e dispositivos eletrônicos foram apreendidos. A investigação continua para identificar possíveis outros envolvidos. A ação contou com a participação da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção, 1ª e 2ª DECOR, além da equipe de investigação da DECOR/DEIC.
A prefeitura de São José não se pronunciou sobre o caso até o momento.