No domingo (17/03), por volta das 14h10, na praia da cidade de São Francisco do Sul, ocorreu um afogamento seguido de morte ocorreu nas águas próximas ao Posto Guarda-Vidas 6, localizado em frente à Pousada Varandas do Mar, a cerca de 100 metros ao lado direito do Posto 6 do Ubatuba, que atualmente está desativado.
Um relato angustiante foi compartilhado por um senhor que participava de uma excursão e estava hospedado na pousada. Ele testemunhou, da varanda da pousada, seu colega tomando banho de mar, mas repentinamente percebeu que algo estava errado quando o viu se debater nas águas. Alertando outros colegas, correram para ajudar, porém, ao chegarem próximo, já na água, a vítima afundou e não foi mais encontrada. Durante cerca de 10 minutos, eles procuraram incansavelmente antes de solicitar auxílio aos guarda-vidas no posto mais próximo.
Após aproximadamente três minutos de busca, populares apontaram a localização aproximada do corpo, que estava flutuando entre as ondas, a cerca de 30 metros do local onde havia afundado. Com a ajuda da comunidade, os bombeiros resgataram a vítima e iniciaram imediatamente os procedimentos de reanimação cardiopulmonar (RCP) na praia.
Apesar dos esforços, após 5 minutos de tentativas de ressuscitação, a vítima foi transportada pela ambulância dos Bombeiros Voluntários para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Sandra Regina. Onde foi confirmado que a parada cardíaca não pôde ser revertida, resultando no óbito do indivíduo.
Os esforços de busca e salvamento foram dificultados pela desativação do Posto Guarda-Vidas 6, levando os socorristas a percorrer uma distância considerável a partir do Posto 7, a cerca de 650 metros do local do ocorrido.