O Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (BOA/CBMSC), em colaboração com o Samu Aeromédico (SES/SAMU) e uma viatura Básica do Samu de Gaspar, realizou o resgate de um recém-nascido de quatro dias em parada cardiorrespiratória em um posto de saúde do Bairro Santa Terezinha, em Gaspar.
Fotos: Divulgação / CBMSC
O bebê estava com sua mãe na Unidade Básica de Saúde, aguardando o teste do pezinho, quando a equipe de enfermagem identificou a parada cardiorrespiratória. As manobras de reanimação foram iniciadas imediatamente e os serviços de emergência foram acionados.
O helicóptero Arcanjo-03 chegou ao local aproximadamente oito minutos após o chamado, e a equipe médica assumiu os procedimentos de reanimação. Foram realizadas medidas como obtenção de acesso venoso, intubação orotraqueal e administração de medicações, incluindo adrenalina. Após 15 minutos de esforços, houve retorno da circulação espontânea.
O paciente foi preparado para o transporte, incluindo a conexão a um ventilador mecânico, e foi transferido para o Hospital Santo Antônio, em Blumenau, utilizando a ambulância Bravo do Samu, que contava com a equipe médica do Arcanjo-03 a bordo.