Um drama familiar se desdobrou no Hospital São José de Tijucas no último dia 7 de fevereiro, quando um casal grávido procurou ajuda médica após a gestante apresentar sangramento. O pai do bebê, que preferiu não se identificar, compartilhou sua indignação com a sequência de eventos que resultou na morte do recém-nascido e na situação crítica da mãe.
Segundo o relato do pai, a gestante foi levada às pressas para o Hospital de Tijucas, onde, apesar de ainda haver batimentos cardíacos no bebê, a equipe médica demorou cerca de duas horas para transferir a mãe para o Hospital Regional. A transferência foi realizada em uma ambulância branca, sem a presença de um socorrista para acompanhar.
Segundo o pai, durante o trajeto para o hospital regional, o bebê veio a óbito. A mãe, além de enfrentar a perda do filho, estava em estado crítico devido à hemorragia. O pai da criança expressou sua indignação pela opção de encaminhar a gestante para um hospital mais distante, colocando a vida dela em risco.
"Minha indignação é por que não chamaram um helicóptero ou uma ambulância do SAMU para trazê-la rapidamente para um hospital com suporte, onde meu filho teria uma maior chance de sobreviver. Há uma maternidade em Biguaçu muito mais próxima, mas nos encaminharam para um lugar muito mais distante, com ela correndo risco de vida, com muito sangramento e pressão alta", desabafou o pai.
Segundo o relato do diretor do hospital, Marcos Marcelino, a paciente deu entrada na instituição às 08h36, sendo medicada às 09h03. Os trâmites para a transferência via Samu, em busca da chamada "Vaga Zero", foram iniciados, mas infelizmente, a solicitação foi negada pelo Samu.
A médica do hospital São José, diante da recusa da Vaga Zero, começou a fazer ligações para hospitais da região em busca de uma vaga adequada para a gestante. Somente às 10h27 foi possível conseguir uma vaga. Nesse momento, a ambulância do município foi acionada para realizar a transferência.
O diretor destacou que, no caso da utilização do Arcanjo ou Avançado Terrestre, a solicitação deve ser feita pelo médico do Samu.