notícia

SC registra pela primeira vez nascimento de filhote de pinguim

Essa é a primeira vez que uma reprodução de pinguins sob cuidados humanos

Por Daianny Camargo
09/02/2024 19:26:37

Foto: Oceanic Aquarium | Divulgação

 

O Oceanic Aquarium anunciou a chegada do mais novo morador: um adorável bebê pinguim! Com apenas alguns dias de vida, o pequeno pinguim já encanta a todos com sua fofura. Ele nasceu às 11h40 do dia 21 de janeiro, pesando 59 gramas, após 38 dias de cuidados atenciosos dos pais.

Os papais pinguins, Chandler e Rachel, demonstraram dedicação ao revezar os cuidados com os ovos, colocados em 6 e 14 de dezembro. Embora um dos ovos não tenha completado o desenvolvimento embrionário, o outro deu origem ao filhote, que hoje pesa cerca de 800 gramas.

"Isso é bem comum entre a espécie, inclusive na vida selvagem, principalmente com papais de primeira viagem," explica André Neto, biólogo e diretor técnico operacional do aquário.

Os pais aprenderam a alimentar o filhote nos primeiros dias, com o auxílio da equipe do aquário. Atualmente, a alimentação do pequeno pinguim é exclusiva pelos pais, que regurgitam manjubas e sardinhas diretamente em sua boca.

Esta é a primeira vez que um nascimento de pinguins sob cuidados humanos em zoológicos ou aquários é registrado em Santa Catarina. Durante a incubação, ovos falsos foram utilizados para evitar estresse nos pais, que são protetores e não gostam de intrusos próximos ao ninho.

O casal Chandler e Rachel, formado em 2019, representa a primeira família de pinguins no Oceanic Aquarium. A equipe técnica celebra esse marco, destacando que é um aprendizado mútuo e diário tanto para os pais quanto para o bebê.

"Como esse é o primeiro filhote nascido aqui, tem sido um aprendizado mútuo e diário. Tanto os pais quanto o bebê estão bem, cada um aprendendo a sua função dentro dos cuidados parentais e a desenvolvendo muito bem. Eu acredito que a família dos pinguins vai continuar crescendo e estamos muito felizes com o resultado conquistado até aqui,” celebra Juliana Formagio, veterinária do aquário.

O Oceanic Aquarium recebeu em 2022 o Certificado de Bem-Estar Animal, evidenciando o compromisso da equipe em promover o melhor para os animais. O desenvolvimento do filhote continuará a ser monitorado de perto pela equipe técnica, e em breve será possível realizar o exame de sexagem para determinar o sexo do pinguim.

O aquário espera que este seja apenas o início de um crescimento contínuo da família de pinguins, proporcionando aos visitantes a oportunidade de testemunhar momentos especiais e educativos sobre a vida dessas adoráveis aves marinhas.

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados