Doris Lins, conhecida como dona Tuty, de 84 anos, residente no 13º andar do residencial Maison Royalle, em Itajaí, encontra-se sozinha e abandonada, conforme denúncia feita ao jornal Diarinho por suas ex-cuidadoras. Dispensadas pela família alegando falta de recursos para pagamento dos cuidados com a idosa, o apartamento de Tuty fica aberto 24 horas por dia, pois ela não consegue sair da cama. Funcionários do condomínio confirmaram que já se passavam 48 horas, às 19h desta sexta-feira, desde que dona Tuty foi abandonada sem cuidados ou alimentação.
Um fisioterapeuta que foi até o apartamento por volta das 15h desta sexta-feira encontrou a idosa sem tomar banho, sem se alimentar e abandonada na cama. O quarto exalava forte odor de fezes e urina. Ao ver a situação, o fisioterapeuta solicitou a presença imediata de uma das filhas de Tuty, que mora em Florianópolis, mas até às 19h ela ainda não havia chegado.
As informações sobre a situação de dona Tuty foi informada pelas ex-cuidadoras onde relataram que a idosa foi abandonada sem receber os cuidados necessários. Elas afirmam que a idosa está acamada, não consegue sair da cama sozinha para nada, nem mesmo para se alimentar.
O jornal Diarinho entrou em contato com a assistência social de Itajaí em busca de ajuda para a idosa, mas até o fechamento desta edição, não houve retorno sobre os procedimentos a serem adotados.
A Polícia Militar informou que existem vários boletins de ocorrência registrados onde a idosa relata ser vítima de violência doméstica. A PM foi checar a denúncia feita por volta das 21h desta sexta-feira e prometeu encaminhar o caso à assistência social para verificar se a idosa está recebendo os cuidados necessários.
Dona Tuty faz parte de uma família de origem alemã de Blumenau, sendo filha de um industrial da área têxtil e esposa do doutor Francisco Santos Lins, filho do banqueiro Genésio de Miranda Lins. Atualmente, ela enfrenta dificuldades físicas e financeiras em seu apartamento de luxo no centro de Itajaí, em frente à praça que leva o nome de seu sogro.