Na manhã desta quinta-feira, um bebê de cinco meses foi salvo por equipes do Corpo de Bombeiros Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Gaspar, no Vale do Itajaí. O fato ocorreu por volta das 8h45, na Rua Paulo Bailer, no bairro Figueira.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência após o bebê ter uma convulsão. No local, os socorristas constataram que a convulsão evoluiu, possivelmente devido à broncoaspiração de líquidos durante o episódio. O Samu foi chamado para prestar apoio.
Ao chegar ao local, a equipe de resgate identificou a ausência total de sinais vitais no bebê após uma avaliação mais detalhada. As equipes iniciaram a manobra de Heimlich para descartar a possibilidade de obstrução das vias aéreas da criança. Em seguida, foi realizado o procedimento de reanimação cardiopulmonar com o uso de desfibrilador automático e oxigenoterapia por 15 minutos, conseguindo reverter a parada cardiorrespiratória.
Apesar da estabilização temporária, o bebê voltou a entrar em parada cardiorrespiratória ao chegar ao Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A equipe médica do hospital, em um esforço contínuo de mais de 20 minutos, conseguiu reverter novamente a situação.
O bebê foi estabilizado e permanece aos cuidados da equipe médica pediátrica do hospital. O caso destaca a importância da pronta ação das equipes de resgate em situações emergenciais para preservar vidas.