Na terça-feira (16), o antigo Twitter, agora conhecido como X, foi palco de uma manifestação de estudantes da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), denunciando o que classificaram como uma "atitude absurda". A situação envolveu o impedimento de duas estudantes de acessarem o RU (Restaurante Universitário) no campus de Florianópolis.
As estudantes, vestindo cropped devido às altas temperaturas, foram barradas, o que gerou polêmica nas redes sociais. A UFSC confirmou a situação na quarta-feira (17) e esclareceu que a medida não está contemplada na legislação interna da universidade, que apenas proíbe a entrada no local com trajes de banho e descalço.
A narrativa ganhou destaque, e a UFSC afirmou que não corrobora com nenhum tipo de restrição de vestimenta no RU, além do que está descrito nas normas vigentes. O único código de vestimenta para acesso ao local é "não adentrar nos ambientes sem camisa, em trajes de banho ou descalço".
A UFSC destacou que o Restaurante Universitário é um espaço de promoção de saúde e partilha da comunidade universitária, além de cumprir papel essencial na Política de Assistência Estudantil.
*Nota da UFSC:*
"A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) esclarece que não corrobora com nenhum tipo de restrição de vestimenta no Restaurante Universitário (RU), exceto o que está descrito nas normas vigentes de acesso aos Restaurantes Universitários da UFSC.
Entre os deveres dos usuários está previsto o de 'não adentrar nos ambientes sem camisa, em trajes de banho ou descalço', sendo este o único código de vestimenta para acesso ao RU. Essa orientação já foi reforçada aos servidores e equipe terceirizada.
O Restaurante Universitário constitui-se como espaço de promoção de saúde e partilha da comunidade universitária, bem como cumpre papel essencial na Política de Assistência Estudantil.
O RU tem o seu funcionamento para além do período letivo, servindo almoço e jantar também no período de férias. Cerca de 3.300 estudantes são isentos do pagamento das refeições, e os demais pagam o valor de R$ 1,50."