Maria Laura Santin Klein, uma estudante de 20 anos natural de Chapecó, Oeste de Santa Catarina, foi a única catarinense a atingir a nota máxima (mil pontos) na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Com o sonho de cursar Medicina, Maria Laura dedicou de 8 a 10 horas por dia aos estudos durante os dois anos preparatórios. Sua rotina incluía sair de casa às 7h da manhã, passar o dia no cursinho, preferencialmente estudando sozinha na sala de estudos.

Durante o ano preparatório, ela se dedicou especialmente à redação, escrevendo duas por semana e analisando cuidadosamente as correções para evitar repetir os mesmos erros. Maria Laura ressalta a importância da constância nos estudos.
Ao ver a tabela divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) que mostrava apenas uma redação com nota mil em Santa Catarina, Maria ficou desanimada, achando improvável que fosse a sua. No entanto, ao conferir sua nota, ela se surpreendeu e descreveu a sensação como única.
Apesar de já ter sido aprovada em cinco faculdades de Medicina, Maria Laura tem o desejo de utilizar sua nota para estudar na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.