Os trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já podem ter acesso à cota de 2024. O calendário de retiradas é baseado no mês de aniversário do trabalhador, sendo liberado para os nascidos em janeiro a partir desta terça-feira (2).
Essa modalidade, criada em 2019 e em vigor desde 2020, permite a retirada de parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do FGTS a cada ano, no mês de aniversário. Em contrapartida, o trabalhador não pode sacar o valor depositado pela empresa em caso de demissão sem justa causa, mantendo apenas a multa rescisória.
Atualmente, cerca de 32,7 milhões de pessoas aderiram ao saque-aniversário, sendo que 16,9 milhões contrataram financiamentos usando esses recursos como garantia. O governo planeja mudar a regra para permitir o saque do saldo total da conta nas demissões sem justa causa, como ocorre para quem não aderiu ao saque-aniversário.
O calendário de saque-aniversário para 2024 é o seguinte:
A adesão ao saque-aniversário é voluntária e pode ser feita pelo aplicativo oficial do FGTS ou nas agências do banco. O trabalhador pode desistir a qualquer momento, mas é importante considerar as implicações na possibilidade de demissão sem justa causa.