Um incêndio em um apartamento do Edifício Quinta da Araucárias, localizado na Avenida Itaipava em Itajaí, mobilizou as guarnições do Corpo de Bombeiros Militar na madrugada de sábado (23/12). O prédio, com quatro andares, foi cenário de momentos de tensão, com relatos de moradores se lançando de andares superiores devido à fumaça densa que impedia a utilização da escada.
Ao chegarem no local, as equipes de resgate constataram que o fogo havia atingido o primeiro andar, sendo que os próprios moradores conseguiram controlar as chamas antes da chegada dos bombeiros, não sendo necessário o uso de água no combate ao incêndio.
Entretanto, a fumaça e os gases quentes comprometeram a rota de fuga e os andares superiores, tornando difícil para os moradores abandonarem o edifício. Uma moradora enfrentou uma situação extrema, lançando-se da janela do quarto andar. Ela caiu sobre a grama, entre o meio-fio e uma caixa de concreto, sendo atendida inicialmente pelos bombeiros e posteriormente pela equipe avançada do SAMU.
Após buscas primárias e a confirmação de que não havia mais vítimas no interior do prédio, as equipes realizaram uma triagem para priorizar o atendimento das vítimas que inalaram fumaça e da moradora que sofreu a queda. A primeira vítima atendida pelo SAMU foi a mulher que caiu, consciente, orientada, sem fraturas aparentes, mas com baixa saturação, sendo necessário procedimento de entubação.
O Corpo de Bombeiros atendeu dois pacientes que inalaram fumaça, apresentando dor no peito ao respirar e tontura, encaminhando-os para avaliação médica. Por fim, a equipe do SAMU atendeu o proprietário do apartamento incendiado, que também enfrentava dificuldades respiratórias devido à inalação de fumaça. As investigações sobre as causas do incêndio estão em andamento.