A BR-101, rodovia vital que atravessa o litoral de Santa Catarina de norte a sul, experimentará um aumento significativo no tráfego durante o final de ano. A concessionária Arteris Litoral Sul estima que mais de 1,7 milhão de pessoas circularão pelo trecho sob sua administração, entre Curitiba e Palhoça, no período de 21 a 26 de dezembro.
Foto: Drone TopElegance/Elson Lopes
O aumento no fluxo de veículos na região será expressivo, com uma previsão de crescimento de 96%, atingindo seu ápice no dia 25 de dezembro. Em média, cada uma das praças da concessionária receberá cerca de 293 mil veículos por dia.
Outra concessionária, a CCR ViaCosteira, que administra 220 quilômetros de rodovia entre Paulo Lopes e Passo de Torres, projeta que 780 mil veículos trafeguem pelo trecho sul-catarinense no período do feriado de Natal e 800 mil durante o Réveillon.
Os motoristas são orientados a redobrar a atenção, especialmente em trechos de subida e descida, além de manter a distância de segurança entre os veículos. Locais como a Serra do Mar (BR-376), Morro do Boi (Balneário Camboriú) e Morro dos Cavalos (Palhoça) demandam uma condução cuidadosa.
Os dias de maior movimento previstos são:
Arteris Litoral Sul:
CCR ViaCosteira:
Ambas as concessionárias operam praças de pedágio ao longo da BR-101, com valores variados de acordo com o trecho percorrido. A atenção e prudência dos motoristas são cruciais para garantir a segurança e fluidez do tráfego durante este período intenso nas estradas.