Um passageiro foi retirado de um avião comercial da Gol no Aeroporto de Navegantes, o segundo maior de Santa Catarina, na manhã desta sexta-feira (15). O indivíduo, identificado como um homem de 38 anos, natural de Salvador e trabalhador da construção civil, estava a bordo do voo G3 1279 com destino ao Aeroporto de Congonhas, programado para decolar às 9h35.

A retirada do passageiro, conhecido como "Bahiano", ocorreu seguindo orientações dos órgãos reguladores para casos em que passageiros representam uma ameaça à segurança do voo, conforme afirmou a empresa de aviação Gol. Não foram fornecidos detalhes específicos sobre o motivo do fato.
O homem apresentou um surto psicótico durante o voo, promovendo tumulto a bordo e desobedecendo normas de segurança da aviação civil, segundo informações da Polícia Federal (PF). O comandante do avião solicitou sua retirada, e a Polícia Federal o prendeu em flagrante. O passageiro já responde a processos criminais por violência doméstica.
O voo, que sofreu um atraso de 1h12, decolou às 10h47min. Após a prisão, o homem foi encaminhado para a Penitenciária de Itajaí. O crime de colocar em risco a segurança do voo e promover tumulto a bordo, de acordo com a PF, pode resultar em pena de dois a cinco anos de reclusão.
A Gol reiterou que todos os procedimentos adotados durante o episódio visaram a segurança, que é o valor número 1 da companhia. O Aeroporto de Navegantes, importante centro na região, lida anualmente com um grande número de passageiros, servindo também como ponto de acesso a destinos turísticos populares no litoral de Santa Catarina.