Nesta quarta-feira (13), o plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou por unanimidade o projeto de lei de autoria do deputado Ivan Naatz (PL) que institui o Dia Estadual do Gamer. A data será celebrada anualmente em 29 de agosto, uma referência internacional para os entusiastas do mundo dos games. O deputado destacou que a iniciativa vai além de uma mera comemoração simbólica, buscando retratar, valorizar e fomentar o significativo crescimento do setor de jogos eletrônicos em Santa Catarina.
Naatz ressaltou que a homenagem reconhece todos aqueles que encontram nos jogos eletrônicos uma atividade, seja como profissão ou como uma alternativa de lazer. Ele enfatizou o papel fundamental do setor, que experimenta um aumento gradual em Santa Catarina, seguindo a tendência de países desenvolvidos como Estados Unidos e Japão, que já celebram a atividade com um dia especial.
Além disso, o deputado destacou o pioneirismo de Santa Catarina no incentivo à indústria de games, especialmente por meio do "Programa SC Games", que está prestes a completar 15 anos em 2024. O programa, que começou a ser ampliado no atual governo de Jorginho Mello, é gerenciado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e busca oferecer uma abordagem inovadora para o universo de jogos infanto-juvenil, além de estimular o uso responsável da tecnologia.
Naatz ressaltou que o "SC Games" é parte integrante dos esforços do governo para tornar Santa Catarina um polo de desenvolvimento de games, atraindo empresas, eventos e fomentando um ecossistema vibrante nesse setor em expansão. O projeto também visa capacitar profissionais e encaminhá-los para a indústria de games, promovendo o crescimento do mercado e estimulando a inovação.