O portal TopElegance recebeu denúncias relacionadas aos pagamentos de salários e do décimo terceiro dos funcionários do Hospital São José de Tijucas. As informações foram repassadas por funcionários que optaram por não se identificar.
Uma das denunciantes, que prefere manter o anonimato, revelou que os problemas começaram desde a transição da gestão para o Instituto de Gestão Administração e Pesquisa em Saúde (Igaps). De acordo com ela, os salários estão sendo pagos com atrasos recorrentes. A denunciante destaca que os vencimentos estão em desacordo com o piso salarial e que o décimo terceiro foi repassado com atraso.
"Desde que a empresa Igaps assumiu os pagamentos, as irregularidades são evidentes. A enfermagem ainda não recebeu o dinheiro que foi repassado do piso salarial. O pagamento do décimo terceiro foi efetuado com atraso, e o pagamento mensal também não foi realizado até o momento", denunciou a fonte.
Outra funcionária, ao relatar sua experiência, destacou a gravidade da situação ao afirmar que seu salário não havia sido depositado até às 20h31 desta quinta-feira, 07 de dezembro. Essa segunda denunciante também ressaltou a recorrência dos atrasos salariais.
"O Hospital não fez pagamento do salário até o momento... E atrasa desde que assumiu a gestão", enfatizou a segunda fonte, reforçando a persistência do problema.
Em contato telefônico com o diretor do hospital, Marcos Marcelino, foi informado que os pagamentos foram efetuados nesta quinta-feira, 07 de dezembro, a primeira parcela do piso salarial da enfermagem foi paga e a liberação do segundo repasse está sendo verificado junto ao Estado. Já o décimo terceiro, foi pago no dia primeiro de dezembro por causa de um problema com o banco. O diretor em um momento da ligação também enfatizou que essas denuncias não chegaram até a administração e que tomaria medidas junto com a sede em São Paulo.
No ano de 2023, o Hospital São José de Tijucas recebeu do Deputado Federal Rafael Pezenti (MDB/SC) o valor de R$ 2 milhões e 150 mil. Em um segundo momento, houve um investimento de R$ 200 mil para melhorias de infraestrutura da área de atendimento proveniente do Deputado Federal Jorge Goetten (PL/SC).
Por causa do investimento anterior, o repasse de Goetten precisou ser canalizado por meio da prefeitura após a verba anterior atingir o teto estabelecido para recebimento durante o ano. Também há um repasse mensal de meio milhão de reais da prefeitura de Tijucas aprovado na Câmara de Vereadores.