Na tarde de quinta-feira (30), a Polícia Federal (PF) e a Polícia Militar realizaram a prisão de um cidadão britânico, de 48 anos, que estava foragido da Interpol. O indivíduo é suspeito de liderar uma organização criminosa internacional responsável pelo tráfico de toneladas de cocaína na Europa. A operação ocorreu no Centro de Balneário Camboriú.
O britânico, que estava morando em municípios do Litoral Catarinense há mais de um ano, foi abordado enquanto passeava na região. Sua presença constava na lista da Difusão Vermelha da Interpol, indicando sua condição de procurado internacionalmente.
De acordo com informações da Interpol, o homem teria vindo ao Brasil após liderar operações de tráfico de drogas. O grupo criminoso, sob sua suposta liderança, enviava cocaína para diversos pontos da Europa, utilizando o porto de Liverpool, um dos maiores do Reino Unido. O mandado de prisão foi emitido pela Justiça britânica e validado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Após a detenção, o indivíduo foi encaminhado à Penitenciária de Itajaí, onde aguardará o processo de extradição para retornar ao seu país de origem e responder pelas acusações na Justiça britânica. A data da viagem ainda não foi definida.
Durante sua estadia no Brasil, o estrangeiro vivia sem trabalhar, mas a PF não confirmou se há suspeitas de sua participação em atividades criminosas adicionais durante esse período em Santa Catarina.