Em uma ação de rondas pelo bairro Galera, em Canelinha, próximo à Cerâmica desativada, visando verificar uma denúncia anônima de furto na região, a guarnição policial avistou, por volta das 23h, um veículo FIAT/Siena preto ocupado por quatro indivíduos: uma mulher de 40 anos e três homens de 39, 30 e 27 anos. Os ocupantes demonstraram nervosismo ao perceber a presença policial.
A guarnição deu ordem de parada para averiguação. Ao se aproximarem do veículo, já foi possível observar uma toca balaclava e um alicate corta-fio no assoalho do automóvel. Uma vistoria no porta-malas revelou uma considerável quantidade de fios de telefonia, aparentemente provenientes de postes públicos.
Questionados sobre o material, os ocupantes confessaram o furto e detalharam o modus operandi. Consistia em utilizar uma corda para laçar e abaixar os fios enquanto outro integrante se equilibrava nas costas de outro para alcançar o fio e cortá-lo, subtraindo assim o material. Eles estimaram ter furtado entre 40 a 60kg de fios, os quais planejavam limpar e queimar para extrair o cobre, visando posterior venda e esperando lucrar aproximadamente R$ 800,00 com a ação criminosa.
Todos os envolvidos alegaram ser moradores da cidade de Biguaçu. Diante dos fatos, a guarnição lavrou o Boletim de Ocorrência e conduziu os suspeitos à Delegacia de Polícia de Itapema para os procedimentos legais cabíveis.