notícia

Verão catarinense será de calor acima da média e chuvas

O pico do El Niño está previsto para dezembro

Por Daianny Camargo
23/11/2023 11:40:00

A meteorologista Camila Cardoso anunciou que o verão em Santa Catarina será influenciado pelo fenômeno El Niño, trazendo chuvas e temperaturas elevadas. O pico do El Niño está previsto para dezembro, impactando o clima no Hemisfério Sul desde junho deste ano.

 

 

Segundo dados preliminares, a previsão para o verão inclui dias abafados com maior probabilidade de temporais, resultado da combinação de maior umidade com o calor. As primeiras horas do dia podem registrar temperaturas acima da média, e a estação quente pode ser marcada por ondas de calor extremo em algumas regiões do Brasil até abril do próximo ano.

A Epagri/Ciram estima que, em dezembro, a Grande Florianópolis receba de 150 a 190 mm de chuva, enquanto no Extremo Oeste ao Litoral Norte e em outras regiões, os volumes variem entre 130 e 150 mm.

O Estado de Santa Catarina tem enfrentado períodos de chuvas intensas desde outubro, com 71 cidades decretando situação de emergência e 11 em estado de calamidade pública. As regiões do Vale do Itajaí, Oeste e Serra foram as mais afetadas. Cerca de 5,7 mil pessoas ficaram desabrigadas em novembro. O programa "SOS Santa Catarina" foi votado na Assembleia Legislativa, oferecendo socorro financeiro a cidades atingidas por eventos extremos.

O El Niño é caracterizado pelo aumento da temperatura da superfície da água no Oceano Pacífico, acelerando a evaporação e causando uma maior formação de nuvens carregadas. Isso influencia a região Sul do Brasil, impedindo que frentes frias avancem pelo país devido à alteração na circulação dos ventos.

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados