notícia

Maternidade Carmela Dutra celebra a sobrevivência da menor bebê prematura

Dandara enfrentou desafios desde seu nascimento precoce, em julho

Por Daianny Camargo
17/11/2023 15:22:14

Nesta sexta-feira (17), a Maternidade Carmela Dutra compartilhou a história emocionante de Dandara, a menor bebê prematura a nascer e sobreviver na unidade. Com apenas 24 semanas e 450 gramas, Dandara enfrentou desafios desde seu nascimento precoce, em julho.

 

 

Ana Maria Santos da Silva, mãe de Dandara, teve uma gravidez de risco, marcada por hipertensão e diabetes gestacional. Em 27 de julho, um descolamento de placenta exigiu uma cesariana de urgência, tornando o cuidado crítico nas primeiras 72 horas para a equipe médica.

Com uma abordagem cuidadosa e limitando o manuseio, os médicos enfrentaram os desafios. A rotina também é intensa para Ana Maria, que chega à maternidade às 7h diariamente para acompanhar de perto os cuidados com a sua filha.

Dandara, quando não está no colo da mãe, fica na incubadora híbrida, recebendo alimentação por sonda nasogástrica e suporte ventilatório por meio de um CPAP nasal específico para prematuros.

 

 

Aos mais de 110 dias, a bebê alcançou 1,5 Kg, mas continua sua jornada na Carmela Dutra até atingir o peso ideal e as condições de saúde necessárias para receber alta hospitalar.

Apesar de ter sido a menor bebê a nascer na Carmela Dutra, cerca de 10% dos nascimentos na maternidade entre janeiro e novembro deste ano foram de prematuros, sendo que o local conta com uma estrutura preparada para esses casos. A história de Dandara é um testemunho da dedicação e cuidado excepcionais oferecidos pela equipe médica da Maternidade Carmela Dutra.

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados