Pelo menos cinco deputados de Santa Catarina estão exigindo explicações imediatas do Ministério da Educação e do Governo Federal sobre três questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que eles consideram "ideologizadas, mal formuladas e sem critério científico e acadêmico". Esses deputados que fazem parte do grupo que pede a anulação dessas questões são Gilson Marques (NOVO), Daniela Reinehr (PL), Rafael Pezenti (MDB), Julia Zanatta (PL) e Zé Trovão (PL).
As questões específicas do Enem abordaram temas relacionados ao agronegócio no Brasil, com perguntas que os deputados alegam ser politicamente carregadas e com falta de critérios científicos. Além disso, o grupo pede explicações sobre a banca organizadora do Enem 2023 e as referências bibliográficas usadas para a construção do exame.
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) também emitiu uma nota solicitando ao Governo Federal a anulação das questões 89, 70 e 71, argumentando que essas questões são mal formuladas e unicamente ideológicas, permitindo que os alunos escolham qualquer resposta com base em seu ponto de vista.
O ministro da Educação, Camilo Santana, pode ser convocado para prestar esclarecimentos no Congresso Nacional sobre essas questões do Enem. A decisão sobre a possível anulação das questões será divulgada no dia 24 de novembro, quando o gabarito oficial do exame será apresentado. Em 2022, uma questão de matemática foi anulada no Enem devido a um erro de digitação.