O presidente Lula demitiu Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica Federal (CEF). A decisão foi anunciada nesta 4ª feira (25.out), após reunião entre o presidente e a executiva, no palácio do Planalto (veja íntegra da nota à imprensa abaixo).
Alvo de um processo de fritura por parte de integrantes do Centrão, Rita passa o cargo para o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes, servidor de carreira do banco desde 1992 e ex-secretário-executivo do Ministério das Cidades de 2013 e 2015.
Teve como um dos chefes na pasta o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Rita Serrano era considerada de perfil mais 'técnico', e com pouca flexibilidade para o trato político, propriamente dito, na visão de parlamentares do Congresso Nacional.
Diante da indicação de Lira pelo cumprimento de um acordo firmado com o presidente Lula, a escolha do economista Carlos Vieira visa chancelar o entendimento, e criar ambiente de melhor tratativa no âmbito político.
NOTA À IMPRENSA
Nomeação de novo presidente da Caixa Econômica Federal
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira (25/10), com a presidenta da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, e agradeceu seu trabalho e dedicação no exercício do cargo. Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio. Na gestão de Serrano foram inauguradas 74 salas de atendimento para prefeitos em todo o país, cumprindo um compromisso de campanha. O Governo Federal nomeará o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes para a Presidência do banco, dando continuidade ao trabalho da Caixa Econômica Federal na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas.
Secretaria de Imprensa - SECOM
Fonte: SBT