O corpo do homem que desapareceu após uma balsa virar na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul foi encontrado nesta terça-feira (24). Flávio Tobaldini, 47 anos, foi localizado a cerca de 15 quilômetros do local onde ocorreu o naufrágio.
Foto: Leandro Schneider
As buscas envolveram o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Joaçaba, com apoio dos bombeiros do Rio Grande do Sul e do Paraná (CBMPR), Marinha do Brasil, Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Batalhão Ambiental da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e a empresa que administra as barragens de Machadinho e Itá.
A vítima foi localizada por volta das 11h15 desta terça-feira, seis dias após o desaparecimento. O caminhão, a balsa e o rebocador também foram encontrados através do uso de sonar fornecido pela usina de Itaipu, no Paraná.
A operação de busca foi considerada complexa devido à profundidade e visibilidade da água, bem como ao risco de enrosco na própria embarcação.
O naufrágio ocorreu na quarta-feira (18) quando a balsa saiu de Alto Bela Vista, em Santa Catarina, com destino a Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, transportando um caminhão carregado de tijolos. Devido à correnteza, a balsa virou e afundou, resultando no desaparecimento de um dos tripulantes.
Um inquérito foi aberto pela Capitania dos Portos de Santa Catarina para apurar as causas do acidente, com previsão de conclusão em 90 dias. A Defesa Civil também está investigando se o desaparecimento pode estar relacionado às chuvas que têm atingido o estado desde o início de outubro, com seis mortes já confirmadas devido aos temporais.