Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina, lidera o ranking do índice FipeZap, que mede a evolução dos preços por metro quadrado nos maiores mercados imobiliários do Brasil. De acordo com o último levantamento, que considera os últimos 12 meses até setembro, os preços em Itapema tiveram uma valorização de 19,9% nesse período, atingindo um recorde de valorização.
Itapema é a cidade com o segundo metro quadrado mais caro do Brasil, avaliado em R$ 11.946, ficando atrás apenas de Balneário Camboriú, sua vizinha e concorrente. A proximidade com Balneário Camboriú impulsionou o mercado imobiliário de alto padrão em Itapema, uma vez que Balneário está com poucos terrenos disponíveis. As construtoras direcionaram seus empreendimentos para Itapema, o que gerou um crescimento notável.
A presença de celebridades como Neymar e Alexandre Pires, que escolheram Itapema como seu local de residência, também contribuiu para a criação de um ambiente favorável ao crescimento do mercado imobiliário na cidade. A tendência de crescimento se estende para outras cidades vizinhas, como Porto Belo, que está vivenciando um rápido crescimento na construção civil, com previsão de um aumento significativo na população nos próximos anos devido à conclusão de novos empreendimentos. Estima-se que a população de Porto Belo possa dobrar em cinco anos.