Na noite desta segunda-feira (16/10), por volta das 22h20, a Polícia Militar atendeu a uma ocorrência de perturbação na Servidão Lúcio Basílio, localizada no final da rua Enseada Encantada, em Porto Belo.
A denúncia referia-se a uma perturbação causada por uma caixa de som localizada em um barraco dentro de uma área de invasão. No entanto, durante o deslocamento das autoridades. Uma segunda informação, confirmou que haviam ocorrido dois disparos de arma de fogo na mesma região.
Ao chegarem ao local, a guarnição entrou em contato com o solicitante, que reiterou as informações sobre a perturbação sonora e relatou os disparos que ouviu. Ele informou que esses eventos eram frequentes na área de invasão.
A Polícia Militar localizou o acesso ao barraco, situado em uma área de mata em terreno acidentado. O som ensurdecedor era audível desde a avenida Governador Celso Ramos, próximo à base da TPA (Tropa de Policiamento de Choque).
À medida que se aproximavam do barraco, a guarnição pôde observar um homem com um microfone, aparentemente narrando o que parecia ser um evento de rodeio.
Dada a área remota e a informação de disparos de arma de fogo, foi realizada uma abordagem, com ordem para que o indivíduo colocasse as mãos na cabeça. O homem, que aparentava estar alcoolizado, resistiu passivamente à abordagem, sendo necessário o uso de algemas para mantê-lo sob controle.
Não foi encontrada nenhuma arma de fogo no local, mas uma caixa de som foi identificada, montada em um tripé e direcionada para a vizinhança, transmitindo um som extremamente alto.
Diante dos fatos, a guarnição apreendeu o equipamento de som e lavrou um Termo Circunstanciado em relação ao caso de perturbação.